13 de dezembro de 2007

Consumidor do Futuro

Não é só no meio digital que as coisas têm mudado tão rápido, mas também no campo científico, artístico, mercadológico...
Em 2010, a população de pessoas acima dos 50 anos vai ser o dobro da de hoje. Vendo este dado, as empresas estão tendo que se preparar para um novo grupo de consumidores, caso queira se manter no mercado; criar alternativas que atendam as necessidades e desejos desse público em especial.
Mas ao mesmo tempo que a população mais madura cresce, a de jovens também. E esses jovens vivem numa busca incessante pelo novo. Assim, a mídia deixou de ser uma via de mão única, tendo que levar em conta suas necessidades e desejos de um público cada dia mais segmentado; os consumidores interferem nos programas, nos comerciais, acabam por fazer a programação. Os canais que não abrem esse espaço já estão com os dias contados.

Para conquistar espaço entre os consumidores do futuro, as empresas precisarão criar coisas que juntem passado e presente, inovando itens que já fazem parte do cotidiano das pessoas, como por exemplo os produtos de higiene. Se antes existia um só shampoo para simplesmente limpar os cabelos, hoje existe um para cada tipo de cabelo, para diferentes cores, diferentes efeitos desejados, todo tipo de perfume... Embalagens modernas, cores e formas diferentes, tudo para agradar o consumidor e a empresa não perder espaço. Até porque, se for analisar bem, existe essa infinidade de produtos, mas no fundo a função continua a mesma: limpeza!


Fonte: http://www.espm.br/email_mkt/newsletter/maio/noticia3.htm

Nenhum comentário: